A Lenovo realizou hoje uma conferência de imprensa onde deu a conhecer os resultados referentes ao ano fiscal que terminou no final do mês de Março. Como já era sabido, a nível mundial a marca chinesa mantém-se como o fabricante número um – com 44,9 mil milhões de dólares de faturação –, mas o cenário é diferente na EMEA (região que abrange a Europa, Médio Oriente e África), já que fica atrás da HP.
Analisando especificamente os dados globais referentes ao mercado português, a Lenovo é o terceiro maior fabricante de PCs, atrás da HP e da Asus, com uma quota total de 16,5%. Contudo, se nos focarmos unicamente no segmento de consumo, a marca sobe para a segunda posição, com uma quota de mercado de 18,2% e com um crescimento de 41,5%.
Segundo Miguel Coelho, diretor de negócio da Lenovo em Portugal, o sucesso de produtos recentes como o Yoga 710, Yoga 900 ou Miix 700 – todos já testados nas edições da Exame Informática deste ano – são fatores-chave para os bons resultados obtidos.
Como curiosidade, refira-se que no segmento empresarial português a Lenovo é igualmente número dois, sendo que Alberto Ruano, Country Manager de Portugal, reforçou a ambição de chegarem à primeira posição no mercado nacional global (que engloba tanto o segmento de consumo como o empresarial).