A Domino’s está a testar um robot capaz de entregar pizzas de forma autónoma na Nova Zelândia. Batizado de Domino’s Robotic Unit (DRU), o veículo já fez uma entrega com sucesso no passado dia 8.
De acordo com o Ars Technica, o DRU começou a ser desenvolvido pela DLab no ano passado e recorre a software criado pela Marathon, uma empresa que trabalha as forças militares australianas e que já construiu robots autónomos com capacidade para evitar obstáculos.
O DRU tem quatro rodas, cerca de um metro de altura e dois compartimentos diferentes – um para manter as bebidas frescas e outro para manter as pizzas quentes (consegue levar um máximo de 10). Para aceder aos compartimentos, os clientes terão de inserir um código fornecido pela Domino’s.
O veículo é capaz de fazer entregas até 20 quilómetros de distância sem precisar de ser recarregado e está equipado com uma série de sensores que garantem que não bate em obstáculos, tendo capacidade para andar tanto em passeios como em estradas.
A Domino’s refere que está ainda a trabalhar em medidas de segurança e de vigilância para assegurar que o conteúdo dos robots não é roubado durante o trajeto. Contudo, o objetivo é que, a curto prazo, o teste seja estendido à Nova Zelândia inteira.
Pode ver o DRU em ação no vídeo abaixo.