Donald Trump, um dos candidatos republicanos na corrida às próximas eleições presidenciais dos Estados Unidos, afirmou num discurso na universidade de Liberty que vai fazer com que a Apple «construa os seus malditos computadores neste país» em vez de produzir os seus dispositivos na China ou em outras geografias, revela o Gizmodo.
Apesar da intenção do político, nada indica que tal venha a suceder. Por um lado, não há nenhum enquadramento legal que permita ao Presidente norte-americano obrigar uma empresa a produzir nos Estados Unidos.
Por outro lado, a criação de leis que alterem este panorama teria grandes implicações na economia mundial, pois envolve não só os Estados Unidos como a China ou outras das maiores economias do planeta. Além de que, como salienta o Engadget, não faz sentido para uma empresa começar a produzir mais equipamentos no próprio país e, no final, ter menos clientes.
Por fim, importa salientar que a Apple já fabrica o Mac Pro nos Estados Unidos, pois é um produto que é produzido em quantidades relativamente pequenas, embora a história mude totalmente de figura com dispositivos como o iPhone ou MacBook, que apresentam volumes muito maiores.