Uma análise do Ars Technica, que considerou os resultados financeiros divulgados pelas empresas, conclui que a Sony tem a maioria do segmento das consolas desta geração e que a Microsoft não ganhou nem perdeu presença. Em termos unitários, a PS4 vende quase o dobro do que consegue a empresa de Redmond com a Xbox 360 e a Xbox One. Apesar de serem menos vendas agora, continua a haver utilizadores interessados em comprar a versão 360 da consola da Microsoft.
Desde o lançamento mundial, a Sony já vendeu mais dez a doze milhões de PS4 do que a Microsoft conseguiu vender Xbox, nos dois modelos. A Nintendo, com a Wii U, é o terceiro classificado, mas muito distante ainda.
Os dados do Ars Techcnica mostram que a Sony tem 50% do mercado, com a Microsoft a conseguir 29% e a Nintendo os restantes 20%. No trimestre passado, a Sony tinha 48% do segmento. Os responsáveis da Microsoft já admitiram que a Sony tem pelo menos 70% do mercado em cada país do continente europeu, mas esta confissão parece sugerir que a corrida na América do Norte pode estar a ser positiva para a Xbox.
Do lado dos editores, a Ubisoft publica regularmente os seus resultados por plataforma, considerando apenas as consolas mais recentes e deixando de fora a Xbox 360 nesta análise. A editora mostra que a PS4 rendeu 659 milhões de euros, enquanto a Xbox One 394 milhões de euros. Nas consolas anteriores, a PS3 conseguiu render 450 milhões e a Xbox 360 443 milhões.