
Satoru Iwata, diretor executivo da Nintendo, morreu no passado sábado. Nos últimos meses, o líder da Nintendo lutou contra um cancro nas vias biliares. Iwata mantinha o cargo, mas com funções limitadas devido à evolução da doença. No final de junho, compareceu no evento anual da empresa – e essa terá sido uma das últimas aparições públicas.
Iwata, de 55 anos, liderava a Nintendo desde o ano 2002. Desde 2013, que acumulou a chefia com a gestão da unidade da Nintendo nos EUA. Iwata ficou conhecido por resistir aos apelos dos acionistas que pretendiam que a Nintendo entrasse no segmento dos telemóveis, a fim de conter as perdas consecutivas das vendas. A mudança de estratégia acabou por ser concretizada através de uma parceria com a produtora de jogo DeNA.
Na empresa, há a expectativa de que esta parceria resulte numa duplicação de lucros no final do ano fiscal.
De acordo com a Reuters, Genyo Takeda, diretor geral da Nintendo, é um dos nomes mais bem posicionados para suceder a Iwata na presidência da produtora de consolas. Oficialmente, ainda nada foi comunicado: «A empresa recorda que ainda não decidiu quem será o próximo presidente, e por isso há uma certa incerteza», Mitsuo Shimizu, responsável pela corretora Japan Asia Securities.