![airlander.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/3245182airlander.jpg)
O projeto está a ser desenvolvido pela HAV, de Hybrid Air Vehicles, e conta com o patrocínio da União Europeia, do Governo britânico e até com o apoio de uma campanha de crowdfunding. O objetivo é desenvolver um veículo voador, como se fosse um zepellin, mas que seja o maior de sempre. Há algumas vantagens neste formato dirigível e, por isso, há sempre interessados em explorar esta vertente para carga, telecomunicações ou até fins militares.
O Airlander 10 estava a ser desenvolvido pela HAV em parceria com a Northrop Grumman e o objetivo é que já existissem três veículos destes a sobrevoar o Afeganistão para servir de plataforma de comunicações e vigilância. De acordo com notícia do ArsTechnica, o projeto não avançou porque as autoridades dos EUA cancelaram o investimento.
Por agora, o veículo com 82 metros de comprimento, 43,5 de largura e 26 de altura está a ser desenvolvido em Inglaterra. Está cheio de hélio, para evitar explosões, e a cobertura é assegurada por um material compósito com Kevlar, Mylar e Vectran. A propulsão é assegurada por quatro aparelhos alimentados com quatro motores V8 turbo. O Airlander 10 vai poder levar até 10 mil quilos de peso e voar a 140 km/h.
O primeiro voo de teste no Reino Unido deve realizar-se este ano, mas pode ver no vídeo mais abaixo o teste feito nos EUA, em 2013.