Desde 2012, que circulam notícias sobre o lançamento de um iCar. A sequência faz todo o sentido: se para os telemóveis a Apple fez o iPhone e para os tablets deu a conhecer o iPad, nos carros o nome dificilmente será outra coisa que não iCar. E mesmo que fuja à regra, os entusiastas das tecnologias já trataram de cunhar esse nome como referência ao carro que a Apple, em princípio, deverá lançar em 2020.
Por que é que a Apple quer lançar um carro? A questão também pode ser colocada de outra forma: por que é que a Google começou a trabalhar com carros autónomos? Esta segunda questão também terá assolado as mentes dos responsáveis da Apple que logo terão lançado mãos à obra para não deixar à rival Google todos os louros da nova geração de automóveis, que promete potenciar o aparecimento de novos marcas e conceitos de veículos (a Tesla, outra das marcas que tem vindo a ser referida como potencial aquisição da Apple, é o melhor exemplo de como o mundo automóvel está a entrar em ebulição).
Segundo rezam as crónicas, o desenvolvimento de um iCar também corresponde à realização de um desejo de Steve Jobs, o malogrado líder e fundador da Apple.
Carros elétricos e carros autónomos. Um dos dois conceitos – ou mesmo os dois em paralelo e/ou simultâneo – vão marcar o futuro do mundo automóvel. A estes dois conceitos juntam-se ainda duas outras tendências: automóveis conectados à Net e ainda a partilha de automóveis.
O sucesso de todas estas tendências é ainda uma semi-incógnita: sabe-se que os carros elétricos e autónomos acabarão por vingar; só não se sabe bem é quando. Até porque as estradas, os postos de abastecimento, os seguros, os bugs e a segurança do software e, mais importante ainda, as leis e o código da estrada também vão ter de mudar – e nada garante que com a velocidade desejada pelas marcas de automóveis.
O que não impede que a comunidade desate a tentar adivinhar como poderá ser o iCar que a Apple pretende lançar dentro de cinco anos. Nalguns casos, são mesmo modelos desenhados por designers que veem na Apple uma forma de ganhar reconhecimento ou popularidade (ver os conceitos iMove, iMe, iUs, e iWe).
Noutros casos, são apenas exercícios de entusiastas do mundo das tecnologias e dos automóveis, mais ou menos futuristas e mais ou menos caricatos, como aquele que retoma o design da série Cars, que tem em Faísca McQueen o protagonista.
Para ver alguns dos designs que tentam adivinhar o futuro iCar, clique nas imagens que se encontram nestas páginas. Para já, são apenas conceitos – o verdadeiro iCar só será conhecido pelas mãos da Apple, eventualmente, em 2020.