
A Sony poderá deixar de ser uma marca de televisores. Por enquanto, é apenas uma hipótese – mas Kazuo Hirai, líder da Sony, não a descarta, e confirma mesmo o desinvestimento no segmento dos telemóveis, que já havia dado azo a rumores e notícias num passado recente.
O ainda hipotético abandono dos televisores e dos telemóveis, não impede Hirai de fixar uma meta ambiciosa: multiplicar por 25 os lucros da gigante nipónica. Para alcançar esse objetivo, a Sony terá de chegar a um lucro de 500 mil milhões de ienes (cerca de 3,68 mil milhões de euros) em 2018 – um valor que contrasta de sobremaneira com 20 mil milhões de ienes que deverão ser anunciados em março de 2015.
De acordo com a Reuters, o líder da Sony quer catapultar os resultados financeiros da companhia através da concentração de esforços nos segmentos mais lucrativos. Sensores de câmaras, entretenimento (onde se deverá incluir o cinema), e ainda os videojogos são as áreas de atuação que deverão ser privilegiadas pela Sony para sustentar o crescimento dos lucros durante os próximos três anos.
Atualmente, está a decorrer uma restruturação dentro da Sony. Além do desinvestimento na unidade de telemóveis, onde pontifica a família de terminais Xperia, a marca já procedeu ao spin-off da unidade de televisores. O eventual abandono dos segmentos de telemóveis e televisores poderá passar pelo encerramento das respetivas unidades, uma venda ou alianças com outras marcas.