A PT anunciou que todo o repositório de dados que suportam o negócio das comunicações móveis do Meo acaba de ser migrado para o Centro de Dados da Covilhã. No total, são mais de 500 servidores, que lidam com mais de 610 TeraBytes de informação, que passam a operar na cidade serrana.
Até à migração, os servidores que suportavam as comunicações da ex-TMN estiveram a funcionar a partir do edifício Marconi, em Lisboa.
Em comunicado, a PT justifica esta deslocação com uma «estratégia de racionalização de recursos, diminuição de custos e garantia de poupanças significativas ao nível energético decorrentes da consolidação de sistemas e da libertação de espaço. No total, verificou-se uma taxa de consolidação de espaço de 66%, tendo sido ainda assegurada a virtualização de mais de 80% dos servidores».
O processo exigiu oito meses de planeamento e levantamento, que viriam a ser seguidos de seis meses de migração da infraestrutura.
A PT inaugurou o centro de dados da Covilhã em setembro de 2013. Desenhada para acomodar 56 mil servidores com uma capacidade total de 33 PetaBytes, o Centro de Dados foi apresentado na inauguração como um dos maiores repositórios eletrónicos mundiais, podendo vir a assumir um papel estratégico na expansão da PT para outros mercados e segmentos.