Segundo a Gartner, as remessas mundiais de PCs atingiram os 83,7 milhões de unidades no quarto trimestre de 2014, o que representa um crescimento de 1% em relação aos valores registados no ano anterior. Apesar de a subida ser ligeira, importa salientar que estes resultados vêm pôr fim a mais de dois anos em que o mercado esteve a descer.
De acordo com Mikako Kitagawa, analista da Gartner, o mercado de PCs está a estabilizar depois da base instalada ter sido reduzida devido à diversificação do portfolio de dispositivos por parte dos utilizadores. Agora, os tablets já atingiram o seu pico na maioria dos mercados mais desenvolvidos, pelo que os consumidores estão a regressar lentamente aos PCs. Importa salientar que a Gartner entende por PCs todos os desktops, portáteis e os tablets com Windows, deixando de fora os Chromebooks e os tablets com outro sistema operativo.
Analisando estes números por regiões, constata-se que as regiões maduras apresentaram melhores resultados (com destaque para a Europa Ocidental e Estados Unidos), enquanto os utilizadores dos mercados emergentes continuam a mostrar mais afinidade por smartphones e tablets.
A nível de fabricantes, a Lenovo manteve a primeira posição a nível mundial, com uma quota de mercado de 19,4%. A HP ganhou 16 pontos percentuais em relação a 2013 e ficou com um “market share” de 18,8%. Na terceira posição do pódio está a Dell com 12,7%, sendo seguida pela Acer (8,1%) e Asus (7,5%).