
A utilização de sistemas CAPTCHA é muito popular e visa que só humanos possam criar registos em deteminados sites, por exemplo. No entanto, a Google construiu um sistema que consegue ludibriar o mecanismo CAPTCHA 99,8% das vezes. Agora, a empresa revelou o sistema No-CAPTCHA, que poderá ser uma alternativa e mais difícil de ser contornada por spammers.
De acordo com o The Verge, parceiros da Google como o Snapchat, Humble Bundle ou o WordPress já estão a usar este novo sistema. A nova API analisa o comportamento passado dos utilizadores para identificar os que apresentam maior probabilidade de serem humanos. Os que forem identificados como humanos vão ver apenas uma caixa, onde devem colocar um visto a confirmar que não são robôs. Quem for identificado como tendo um comportamento mais duvidoso, será confrontado com um teste mais elaborado, que pode passar por um CAPTCHA normal ou com um sistema como o que se vê na imagem que acompanha o artigo. Apresenta-se uma imagem de um gato, por exemplo, e pede-se que o utilizador clique nas imagens que sejam relacionadas.
Ainda não se sabe quais são os elementos que a nova API avalia, mas pode passar pelo endereço IP, tempo gasto em cada página e alguns outros elementos.
A forma antiga de identificação ainda se deve manter ativa, enquanto os sites não decidirem atualizar os seus mecanismos.