Na imprensa há quem garanta que a Qualcomm é a maior fabricantes de chips do mundo. Para a Comissão Europeia, a questão é outra: será que a número 1 dos chips recorrea práticas abusivas da concorrência?
A Reuters avançou hoje que a Qualcomm está a um passo de um processo na Comissão Europeia. A notícia tem por base três fontes não identificadas.
O eventual processo terá por ponto de partida numa queixa apresentada em 2011 pela fabricante de chips Icera. A queixosa, sedeada no Reino Unido, viria a ser adquirida mais tarde pela Nvidia, que manteve a queixa a correr.
Os motivos da queixa são ainda desconhecid. Nos bastidores há quem garanta que a Icera acusa a Qualcomm de recorrer a incentivos baseados em patentes e práticas lesivas para quem fazia negócios com fabricantes concorrentes. Tudo leva a crer que o caso poderá conhecer novos episódios depois do verão.
A notícia do processo na Comissão Europeia surge numa altura em que os responsáveis da Qualcomm tentam sanar um diferendo com as autoridades chinesas no que toca às políticas de preços.