
Os dados da Strategy Analytics mostram uma liderança cada vez mais isolada da Google e do Android. No segundo trimestre do ano, dos 295,2 milhões de smartphones vendidos, 85% eram Android. O número de vendas totais é quase metade do que foi registado em igual período do ano passado, mas o domínio da Google faz-se de forma mais acentuada agora.
Com esta posição dominante, as autoridades europeias dão indícios de querer investigar a Google se se provar que tem mais de 80% no mercado europeu. Os dados mais recentes mostram que a gigante da Net e dos smartphones e tablets tem 73 a 74% do mercado europeu.
Em termos de fabricantes, a Samsung é a líder, embora a quota de mercado tenha descido de 33 para 25% e as vendas diminuído para as 74,5 milhões de unidades. A Apple também está em queda, de 13 para 12%. Os restantes quatro líderes de mercado viram as suas posições aumentar, incluindo a entrada da Xiaomi que entrou no top seis pela primeira vez, com 5% de mercado.
O Tech Crunch explica que a tendência de crescimento lento no segmento dos smartphones deve continuar. A grande tendência vai continuar a ser a aposta nos países em desenvolvimento, que não precisam de topos de gama, mas sim modelos funcionais a preços razoáveis.
Recorde-se que a Microsoft passou a oferecer a plataforma Windows Phone aos fabricantes interessados em licenciamentos e a que a Nokia está a apostar nos Lumia low cost.
Os analistas temem que a corrida dos smartphones se esteja a transformar no que aconteceu nos PC, com a Microsoft a dominar o segmento. Agora, será a vez da Google, com o Android, ter uma posição de destaque.