![teens-and-internet.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/1880586teens-and-internet.jpg)
Páginas desde a WhiteHouse.gov até ao YouPorn usam o Canvas fingerprinting desenhado pela AddThis. A ferramenta comanda o browser para criar uma imagem única para cada utilizador e que pode ser usada para detetar todo o seu histórico online, basicamente como se estivesse a deixar impressões digitais por todas as páginas. A tecnologia poderá vir a ser usada para substituir os atuais cookies, explica o BGR.
As ferramentas online atuais não permitem bloquear esta funcionalidade e os modos de navegação anónimos dos browsers também não. Ou seja, mesmo que esteja a navegar anónimo, o canvas fingerprinting continua a deixar a sua marca por oonde quer que passe.
As soluções possíveis detetadas até agora, mas não testadas a 100%, passam por navegar na Tor, instalar uma extensão de NoScript no Firefox, usar o browser Chameleon ou bloquear todo o JavaScript, o que pode ter consequências na experiência de utilização.
Segundo a AddThis, a ferramenta está a ser usada por vários sites, mas os dados estão apenas a ser usados internamente para desenvolvimento. Os utilizadores poderão ainda ativar uma opção para impedir a AddThis de usar os dados para fins publicitários.