O Songza é um serviço de rádios online que tenta antecipar as músicas que os utilizadores pretendem ouvir a seguir. A proposta é oferecer a música ideal para aquele determinado utilizador e naquele determinado momento.
O Songza é semelhante ao Pandora e outros serviços, mas tem a vantagem de não ter de funcionar apenas com o pedido expresso do utilizador ou com sistemas de recomendações e playlists.
O sistema do Songza tem em conta alguns pontos de contexto, como o dia da semana, hora, dispositivo a ser usado, clima, localização, o que o utilizador ouviu anteriormente nestes cinco pontos e o que outros utilizadores ouviram nas mesmas condições. O serviço pode apresentar assim, por exemplo, a melhor seleção de músicas para quem gosta de correr ao fim do dia ou para quem vai para o escritório de manhã.
«Estamos a chegar a uma altura em que o contexto é rei e onde as pessoas não têm de procurar por coisas», diz Elias Roman, CEO da Songza, à Cnet.
O comunicado da Google diz que para já não vai realizar alterações ao serviço da Songza e que vai começar a analisar a melhor forma de integrar a tecnologia comprada nos seus serviços como o Google Play ou o YouTube.
Os detalhes financeiros não foram revelados.