
Pedro Félix Mendes, responsável pela àrea de enterprise da Google Portugal
Chama-se Google Drive for Works e é principal novidade lançada no Google IO, a conferência para programadores que decorre em São Francisco. A nova solução da Google tem como público-alvo as empresas que pretendem migrar a totalidade ou parte dos seus ficheiros para a nuvem e procuram modos simples para administrar os seus dados. Um novo concorrente direto do Microsoft Office 360.
Em declarações à Exame Informática, Pedro Félix Mendes, responsável pela área de enterprise da Google Portugal, salientou que «hoje já 190 milhões de pessoas utilizam o Google Drive para colaborar», adicionado que as «empresas procuram soluções que facilitem a gestão de dados e ofereçam ferramentas de auditoria». O responsável garante que a Google esteve a trabalhar afincadamente para aperfeiçoar as funcionalidades do Drive de modo a responder às reais necessidades das empresas.
A nova proposta da Google tem um custo de 8 euros/mês por utilizador, o que dá direito a armazenamento ilimitado, complementado por ferramentas de administração, que até incluem funcionalidades de auditoria.
Por exemplo, os administradores delegados do Google Drive for Work vão «poder decidir que colaboradores podem ser cliente de sincronização para o computador ver atividades como a passagem, eliminação ou utilização partilhada de arquivos na empresa ou fora dela».
No que diz respeito à componente Docs, a Google anunciou que além das ferramentas de criação, edição e partilha online, os documentos vão poder ser trabalhados localmente através do QuickOffice sem custos de licença adicionais.
A Google garante que todos os dados são encriptados, referindo certificações como a auditoria SOC 2 tipo II SSAE 16/ISAE 3402, a ISO 27001, e o respeito pelos princípios de privacidade Safe Harbor da EU.
O Drive for Work está disponível em todo o mundo a partir de hoje. Se já é cliente Google Apps, pode atualizar o Drive for Work a partir da Consola de Administração.