O objetivo da Sony parece ser cortar as perdas no curto prazo. Depois da confirmação da venda da unidade de portáteis, sabe-se que a empresa pretende deixar de vender leitores de livros eletrónicos nos EUA e Canadá. A confirmação foi feita pela porta-voz da empresa, Maya Wasserman.
A Kobo vai ficar com os clientes que têm Sony Reader e assegurar a gestão das suas bibliotecas de livros eletrónicos.
«Até a Reader Store fechar, a 20 de março de 2014, os clientes podem continuar a fazer compras e a usar o dispositivo Reader. Depois, irão receber um email a informar como se vai processar a transferência para a Kobo. A Sony vai enviar um link para transferir os livros eletrónicos e o crédito da Reader Store para uma conta Kobo», afirmou Wasserman, citada pelo GigaOm.
Esta operação será apenas para os clientes dos EUA e Canadá e não deve afetar o mercado europeu. Como parte desta parceria, a app Kobo para Android vai passar a estar pré-carregada em alguns modelos de smartphones e tablets Sony Xperia.
A saída deste mercado parece dever-se principalmente à forte concorrência apresentada pela Amazon e pela Barnes & Nobles nos EUA.