
O Departamento de Transportes dos EUA anunciou que tem planos para tornar as comunicações carro-a-carro obrigatórias num futuro próximo. A proposta, segundo o The Verge, aparece depois de um ano de testes levados a cabo pela National Highway Traffic Safety Administration.
O objetivo da comunicação carro-a-carro é permitir que os computadores de bordo dos veículos comuniquem entre si, trocando informações sobre velocidade, desaceleração, posicionamento, entre outras. Isto permitirá às viaturas serem proativas na condução, evitando situações potencialmente perigosas. Os carros serão, por exemplo, capazes de se antecipar a uma travagem violenta ou parar por completo num cruzamento em que alguém ignorou uma luz vermelha.
“Ao ajudar os condutores a evitar acidentes, esta tecnologia vai desempenhar um papel fundamental na melhoria da forma como as pessoas chegam aos seus destinos” indicou Anthony Foxx, Secretário do Departamento dos Transportes aos jornalistas.
Ainda não há detalhes finais sobre a tecnologia de comunicação entre os carros, apesar de haver algumas que pretendem ser standard. Uma das questões a ser resolvida é perceber que tipo de fiabilidade se pode esperar de um standard de comunicação por rádio quando centenas ou milhares de carros estiverem lado a lado numa grande autoestrada, por exemplo.