Foi em 2012, no decorrer do SolidWorks World 2012, que entrevistámos Tony Fadell. Na altura, a Nest, que acabou de ser vendida à Google por 3,2 mil milhões de dólares, era ainda uma startup com poucos funcionários. Alguns, como o próprio Tony Fadell, vindos da Apple. Aliás, Fadell é considerado o “pai do iPod”, já que liderou a equipa que desenvolveu a primeira versão do mítico leitor de música digital da Apple. O próprio termóstato Nest tem algumas semelhanças com o iPod, nomeadamente o sistema de controlo tátil circular.
O “pai do iPod” desistiu de uma carreira de sucesso na Apple para, segundo o próprio, «poder continuar a criar com paixão». Para Fadell a «verdadeira inovação não vem dos clientes ou utilizadores», recordando a famosa frase de Henry Ford: «se perguntasse às pessoas o que queriam, elas teriam respondido um cavalo mais rápido». O empreendedor defende que «a verdadeira inovação acontece quando as pessoas acreditam nas suas ideias e trabalham apaixonadamente para as concretizar».
O primeiro produto da Nest foi um termóstato. Pode parecer uma área de negócio desinteressante, mas Tony Fadell diz ter verificado que todos os termóstatos disponíveis no mercado eram «quadrados e beges como os PCs dos ano 90». Fadell avisa que inovar deste modo é difícil porque os gestores tradicionais tendem a criar barreiras, mas reforçou, com entusiasmo, o seu método: «Temos de confiar na nossa intuição. Claro que precisamos de conhecer muito bem o que fazemos, o que significa que devemos apostar na nossa formação e contratar os melhores. Foi por isso que na Nest começámos por contratar os seis ou sete melhores instaladores de sistemas de aquecimento doméstico nos Estados Unidos. E quando digo melhores, quero dizer os heróis desse mercado, aqueles que trabalham com mais entusiasmo e de que gostam realmente do que fazem».
Por outro lado, já em 2012 Fadell considerava que a experiência das empresas não é necessariamente um valor: «muitas grandes empresas têm dificuldade em inovar nos seus produtos e tendem a apenas trabalhar na evolução daquilo que já fazem há muito tempo», acrescentando «boa parte do sucesso da Apple deveu-se a ser capaz de pensar de forma diferente e criar novos mercados». Uma clara alusão ao que aconteceu com o iPod e com o iPhone.
Há cerca de quatro anos Fadell já acreditava que o seu termóstato ia ter sucesso: «graças à inteligência e simplicidade de utilização do nosso termóstato, os americanos vão poder poupar muito na conta de energia». Recorde-se que o termóstato Nest é capaz de se adaptar ao perfil dos utilizadores, detetando, por exemplo, se há pessoas em casa e a que horas o aquecimento deve ser ligado ou desligado. O aparelho pode ainda ser configurado remotamente através de apps. A Nest
De acordo com um estudo da Navigant Research publicado em novembro passado, a Nest vende cerca de 40 mil termóstatos. A mesma empresa de estudos de mercados prevê que o mercado dos termóstatos inteligentes deverá valer quase 1,4 mil milhões de dólares em 2010.