A empresa britânica New Wave Energy pretende construir centrais elétricas no céu, compostas por múltiplos drones automáticos estacionados a 15 km de altitude. Os drones serão colocados a esta altitude porque aqui os ventos são mais estáveis e há menos possibilidades de serem afetados por padrões climatéricos.
Cada drone tem quatro rotores, múltiplas turbinas de vento e uma base para gerar energia solar. Cada máquina será totalmente autónoma em termos energéticos, sendo ainda capaz de produzir 50 kW de energia usável que pode, depois, ser transmitida para o solo através de ondas eletromagnéticas.
Segundo o Gizmag, cada conjunto de centrais terá milhares de drones capazes de produzir cerca de 400 MW de energia elétrica, o suficiente para alimentar 205 mil casas por ano. Depois de dois anos a desenvolver a tecnologia, a empresa pretende agora dar início a uma campanha no Kickstarter para angariar 300 mil libras (cerca de 360 mil euros) e dar início à construção dos drones. A New Wave Energy pretende ter um protótipo funcional seis meses depois de receber os fundos.