Em dezembro, o Governo vai lançar um concurso internacional para a seleção do operador de telecomunicações que vai suportar a RNSI. O concurso só deverá ser concluído em 2014 – pelo que o Governo decidiu prolongar o contrato de fornecimento de infraestrutura com a PT, que vigora desde 2008.
Segundo a Agência Lusa, o prolongamento do serviço prestado pela PT deverá ter um custo de cerca de 7,5 milhões de euros.
É a segunda vez que o Governo envereda pela prorrogação do contrato pela PT. Em 2013, o Governo despendeu um total de 8,7 milhões de euros para prolongar o serviço que deveria terminar em novembro de 2012.
Segundo o MAI, os 7,5 milhões de euros destinam-se à prestação de serviços de transferência de informação, monitorização e manutenção de equipamentos de rede.
No ano passado, o Governo também autorizou uma verba de 8,7 milhões de euros para prorrogação do contrato de fornecimentos de serviços da RNSI com a PT, para o período de Novembro de 2012 a Dezembro de 2013. O Ministério da Administração Interna explica que a verba destina-se a pagar um serviço de comunicações de elevada criticidade que deverá operar de forma ininterrupta.
A RNSI suporta as comunicações da GNR, PSP, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária , Direção-Geral da Administração Interna, Direção Geral de Infraestruturas e Equipamentos (DGIE), e ainda entidades externas dos ministérios das Finanças e da Justiça.
Em 2009, a RNSI era descrita como uma rede com mais de 1000 pontos de acesso, que interliga mais de 65 mil utilizadores dispersos pelo país.