Nos EUA, o comité federal vai aconselhar apenas a manter a limitação nos dispositivos que se ligam à Net. Quer isto dizer que a FAA, de Federal Aviation Administration, vai receber as instruções de que os passageiros podem ler livros eletrónicos, ouvir músicas ou ver filmes nos seus dispositivos eletrónicos a qualquer altura, sem colocar em perigo o voo.
O relatório foi entregue ontem à FAA e estima que os aviões modernos já podem receber a utilização de gadgets sem qualquer problema. Para o futuro próximo, o comité pretende testar a utilização de dispositivos nos aviões mais antigos.
Os aviões que fazem rotas internacionais e que usam a tecnologia picocell já podem permitir o uso de aparelhos eletrónicos em qualquer fase do voo. Esta tecnologia permite a utilização dos telemóveis dos passageiros para realizar chamadas, através da ligação a satélites ou estações terrestres, explica o Wall Street Journal.
O relatório não recomenda a utilização de sinais Wi-Fi abaixo dos 10 mil pés e continua a aconselhar que as ligações Wi-Fi e celulares estejam desligadas. A Amazon, que tinha um funcionário no comité, já se mostrou satisfeita pela deliberação.
A FAA poderá alterar os seus regulamentos em breve e servir de exemplo para as suas congéneres em todo o mundo.