
De acordo com o estudo da Gartner, o número de smartphones vendidos, a nível global, no segundo trimestre deste ano aumentou 46,5%. Este grande crescimento terá levado a que, pela primeira vez, tivessem sido vendidos mais smartphones do que telemóveis simples, conhecidos por feature phones. As vendas dos telemóveis mais básicos caíram, segundo o mesmo estudo, 21% relativamente ao mesmo período do ano passado.
O número total de telemóveis vendidos durante o segundo trimestre de 2013 foi de 435 milhões de unidades, um aumento de 3,6 por cento relativamente ao mesmo período do ano anterior. Destes, 225 milhões são smartphones, o que representa 51,8%.
Como já se sabia, é a Samsung que lidera o mercado global dos smartphones, com 31,7% de quota de mercado, seguida pela Apple (18,8%). O top três fica fechado com a LG Electronics (3,8%). No top 5 há uma novidade surpreendente considerando a realidade do mercado nacional: a Lenovo ocupa a quarta posição, com 4,7%, ultrapassando assim a ZTE (4,3%).
O mesmo estudo conclui que a Microsoft ultrapassou a BlackBerry, ocupando agora o terceiro lugar na lista dos smarpthones ordenados por sistema operativo. Ainda assim, a quota de mercado da Microsoft ainda é de apenas 3,3% (tinha 2,6% no período homólogo de 2012). Pouco quando comparado com os 79% do Android e os 14,2% da Apple. Estes dois sistemas operativos tiveram comportamentos diferentes relativamente ao ano passado: o Android subiu quase 15 pontos percentuais e o iOS desceu mais de quatro pontos percentuais.