O relatório da consultora Canalys estima que nestes três meses foram expedidos 34 milhões de tablets, mais 43% do que em igual período de 2012. O sistema operativo Android é responsável por 53% deste “bolo”, ultrapassando a Apple que é responsável por 43%.
A Apple expediu menos tablets face aos números registados no ano anterior, mas as concorrentes Samsung, Amazon, Lenovo e Acer aumentaram este valor em mais de 200%. Os tablets representam já 31% de todos os PCs expedidos mundialmente, noticia o The Next Web.
A preferência por ecrãs reduzidos fez com que os fabricantes pudessem apostar mais em reduzir os custos e baixar agressivamente os preços. Esta política foi útil para as marcas que usam Android, mas acabou por prejudicar a Apple que só tem o iPad mini para este segmento.
Mesmo que a Apple surja com um novo iPad de dimensões reduzidas, os analistas da Canalys afirmam que o mercado está numa guerra de preços e o consumidor está a ser bombardeado com várias opções de tablets, com preços abaixo dos 150 dólares. A grande vantagem da Apple continua a ser nos acessórios, apps e conteúdos disponíveis na sua plataforma, onde consegue ir buscar uma boa parte das suas receitas no segmento.