A Square Trade é uma empresa que comercializa planos de garantia e proteção para gadgets e aparelhos eletrónicos. O estudo mais recente desta companhia mostra que os animais de estimação causam um prejuízo de mais de oito mil milhões de dólares a que deve acrescer ainda o montante de três mil milhões de dólares devidos a reparações e substituições.
O smartphone é a vítima preferida dos animais, informaram os 1200 proprietários que responderam ao inquérito. Os tipos de acidente também são elucidativos. Dois em cada três acidentes envolvem um animal a roer o equipamento ou os cabos, 21% dos acidentes devem-se ao dono ter tropeçado no animal, deixando cair o gadget. Um em cada seis cães ou gatos já vomitaram ou satisfizeram uma necessidade em cima de um tablet ou de um telemóvel, por exemplo.
Este estudo concluiu que, se o animal de estimação dorme na mesma cama do que o dono, a probabilidade de acidente é 2 ou 3 vezes superior. Os conselhos para diminuir estas catástrofes passam por treinar o animal de estimação, não carregar os dispositivos ao nível do solo onde estão ao alcance do cão ou do gato e não deixar líquidos perto do gadget.
Coincidência ou não, a Square Trade afirma que três em cada quatro dispositivos vitimados por cães e gatos não têm qualquer plano de proteção associado.