A Samsung, com 42% de quota de mercado; a Nokia com 26%; e a Apple com 6% – eis o top 3 de vendas de terminais móveis em Portugal no primeiro trimestre de 2013, que acaba de ser revelado pela IDC.
Além do primeiro lugar destacado da Samsung, este top merece ainda dois apontamentos de realce: a Apple, com uma presença confinada aos iPhones, apresentou um crescimento de 57% face ao mesmo trimestre do ano anterior; e a Nokia mantém o segundo lugar, apesar de uma quebra de 26% na comparação entre os primeiros trimestres de 2012 e 2013.
No primeiro trimestre de 2013, o mercado de telemóveis português registou, com a venda de 899 mil terminais, uma quebra de nove pontos percentuais face ao período homólogo de 2012. O mais recente relatório da IDC revela, contudo, que há segmentos que estão a conseguir escapar à contração. A venda de smartphones já totaliza 44% dos terminais móveis vendidos, com um total de 397 mil unidades durante os primeiros três meses de 2013.
A IDC considera que a venda de smartphones está em contraciclo: um crescimento de 29% quando se procede à comparação entre os dois primeiros trimestres de 2012 e 2013.
As campanhas de desconto, a pressão comercial e a popularidade da das apps são alguns dos fatores que a IDC elenca como tendo potenciado o crescimento do segmento dos smartphones. O custo também terá exercido a sua influência: segundo a consultora 35% dos smartphones vendidos em Portugal, durante o primeiro trimestre de 2013, tinham preço inferior a 35 euros.
«Apesar de o mercado português ter ainda uma penetração deste tipo de terminais inferior à média europeia (já nos 72%), estamos a assistir ao início da segunda fase de adoção deste tipo de telefones. Enquanto a primeira fase de adoção foi liderada pelos utilizadores com necessidade de acesso às funcionalidades dos smartphones, esta segunda fase será liderada pelos utilizadores que não precisam de um smartphone” comenta, num comunicado da consultora, Francisco Jerónimo, Director Europeu de Research da Área de Telefones Móveis da IDC.