Se alguma vez for levantar dinheiro a uma caixa de Multibanco e o dinheiro não sair da ranhura… isso é cash trapping. E está longe de ser uma experiência agradável, como confirma o mais recente comunicado da SIBS.
Segundo a gestora da rede de Multibanco, a PSP, a empresa Paywatch e os próprios peritos da gestora da rede ATM já começaram a investigar a tentativas de armadilhamento das ranhuras de várias máquinas de Multibanco.Em breve, deverão ser tomadas medidas de prevenção com o objetivo de menorizar o impacto das tentativas de desvio dinheiro.
O cash trapping tem por base a inserção de um componente de metal ou plástico nas ranhuras de “saída de notas” das caixas de ATM. Com este estratagema, os meliantes impedem que as notas sejam entregues aos consumidores. Em contrapartida, os utilizadores podem ser induzidos em erro e concluir que se trata de uma avaria sem importância. E é quando se afastam do Multibanco, que o autor do cash trapping aproveita para amealhar o pecúlio.
Invocando o segredo de justiça, a SIBS não revela o número de casos já detetados no País. Apenas refere que se trata de «um fenómeno cíclico, tanto em número de casos registados, como a nível geográfico, incidindo primariamente nos grandes centros urbanos».