A Microsoft queixa-se de não ter acesso completo à API do YouTube e, como tal, não consegue desenvolver uma app completa de acesso ao portal de vídeos da Google. As apps para Android e iOS, por exemplo, são bastante mais completas. A disputa já vem de 2010, altura em que a Microsoft se começou a queixar às autoridades nos EUA e na Europa.
Dave Heiner, vice-presidente da Microsoft, escreveu no seu blogue que as equipas da Microsoft e do YouTube estão a colaborar no sentido de desenvolver uma app mais completa, mas lembra que há «executivos séniores da Google» que «deram instruções para não ser permitida uma experiência de primeira classe no YouTube através do Windows Phone».
A Google respondeu a estes comentários lembrando que é «fácil para os utilizadores verem vídeos do YouTube nos telefones com Windows. Estes utilizadores podem aceder a todas as ferramentas através do site mobile em HTML5 (…) De facto, trabalhamos com a Microsoft há anos para ajudar a proporcionar uma boa experiência do YouTube no Windows Phone».
O AllThingsD recorda que a Microsoft já conseguiu lançar uma app completa do YouTube para a Xbox, que terá sido desenvolvida como parte da estratégia do YouTube.