Em média, receber uma chamada em roaming custa um terço de fazer uma chamada em roaming. Resultado: para quem vai para o estrangeiro é mais vantajoso receber telefonemas do país de origem do que fazê-las no sentido contrário. Mas como é que alguém que está no estrangeiro faz com que o destinatário se lembre de lhe ligar? É aí que empresas como a Voip IT entram em ação. «Lembrámo-nos de desenvolver esta solução depois de um trabalho para um grande cliente nosso que gastava uma média mensal de 50 mil euros em chamadas para colaboradores que estão em Angola. Depois de desenvolvermos esta solução, esse mesmo cliente passou a gastar uma média de 15 mil euros de roaming para a Angola», explica Upesh Kakoo, líder e fundador da Voip IT, recordando o episódio que esteve na origem do serviço Call IT Travel.
Há muito que o conceito call back é conhecido. A maioria dos operadores de telecomunicações já disponibiliza ferramentas que permitem pedir a alguém que telefone a outra pessoa. E mesmo quando não há ferramentas ou serviços específicos, são os próprios utilizadores que o fazem através de mensagens ou chamadas com um único toque para os números que querem contactar.
O serviço da Voip IT pega neste conceito e torna-o automático – e bastante mais conveniente para empresas que têm profissionais no estrangeiro. O que significa que o utilizador inicia uma chamada, aguarda alguns segundos, e por fim, estabelece a chamada com o destinatário. Do ponto de vista técnico e de tarifários, quem fez a chamada está na realidade a recebê-la, mas do ponto de vista prático, o utilizador sente que está a fazer chamada, uma vez que tem a liberdade para telefonar a quem quiser.
No vídeo inserido nesta página pode ver como funciona o Call It Travel.
Calling Neeaconsulting
Neeaconsulting é outra das empresas portuguesas que revisitaram call back para criar uma nova gama de serviços. Desta feita, o conceito é usado para criar uma plataforma que desencadeia telefonemas automaticamente para um grupo de pessoas a uma hora predefinida.
Para criar essas sessões de conferência telefónica, o utilizador apenas tem de registar os participantes e respetivos números de telefone (ou telemóveis) que devem ser usados. Além de desencadear as chamadas à hora certa, a plataforma fornece alguns dados sobre o “estado” dos participantes (se atenderam a chamada ou se já desligaram, entre outros aspetos).
O serviço, que é conhecido por Neeaudio, não precisa de qualquer instalação de software ou hardware. Os custos variam consoante a tipologia e a duração das chamadas. «Com esta plataforma, também é possível fazer chamadas telefónicas entre duas pessoas e ter custos de roaming muito competitivos. Mas mais do que o preço, queremos usar o call back para promover as conferências áudio», explica Mafalda, do departamento de Marketing da Neeaconsulting.