
É o próprio site da Apple que confirma que o iPad 4 não é compatível com as frequências de 800 MHz e 2,6 GHz – que aquelas em que os três operadores móveis mais apostam para a expansão das redes 4G.
No leilão levado a cabo pela Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) no início de 2012, os três operadores adquiriram licenças de exploração para as frequências de 1800 MHz, mas estas frequências ainda não estão disseminadas pelo País. E por isso, a Apple terá ativado uma “tranca” por via de software que impede os dispositivos anunciados como compatíveis com 4G de operar nestas redes de quarta geração, caso não haja suficiente cobertura no País. Com esta “tranca digital”, a Apple procura evitar que os iPads e os iPhones 4G frustrem as expectativas dos clientes.
Ao que a Exame Informática apurou aquando do lançamento do iPhone 5 (ver Exame Informática 209, que se encontra atualmente nas bancas) os operadores já terão sondado a Apple no sentido de desbloquear os seus dispositivos para a operarem nas frequências 1800 MHz em Portugal.
A Apple revela ainda que o iPad 4 opera com outras frequências como as dos 2,1 GHz, mas as redes 4G portuguesas não usam essas bandas de frequências. Este não é um problema exclusivo das redes 4G portuguesas: os iPhones e iPads anunciados como sendo compatíveis com o 4G, na realidade não funcionam com as redes de telemóveis de quarta geração de vários países da Europa. O que foi encarado pelos analistas do mercado como um falha estratégica e comercial da Apple, que acabou por dar prioridade às frequências usadas nos EUA em detrimento das que são usadas noutras paragens.
Apenas a versão Wi-Fi estreia hoje
De acordo com a Apple, o iPad 4 estreia hoje, mas apenas a versão que acede à Net por Wi-Fi está disponível. Neste primeiro dia, apenas as lojas da especialidade terão à venda o novo tablet da Apple.
Nos operadores, ainda não há iPads 4 à venda – e isto porque Optimus, TMN, Vodafone estarão apenas interessadas em vender os dispositivos que são compatíveis com redes 3G e 4G. De acordo com o que os operadores
Os iPads que funcionam com as redes 3G e 4G só deverão ser lançados «dentro de algumas semanas», têm referido os operadores móveis quando inquiridos pela imprensa nacional.
Nas lojas especializadas em tecnologias, o iPad 4 que opera em Wi-Fi está à venda com os seguintes preços recomendados: modelo de 16GB a 509 euros; o de 32 GB a 609 euros; e o de 64 GB a 709 euros.