
O museu Smithsonian já tinha preparado um trabalho sobre Ayyadurai e o Washington Post fez um artigo sobre a vida do homem que teria inventado o email aos 14 anos, em 1978. Ayyadurai tem quatro licenciaturas no MIT, onde dá aulas, e detém vários prémios e menções honrosas. Os seus colegas do MIT, anonimamente, descrevem-no como doido ou uma fraude.
Este professor diz que inventou o email em 1978 para as comunicações de uma universidade em Nova Jérsia, nos EUA. Ayyadurai tem um sistema de relações públicas montado para fazer acreditar que foi mesmo ele o inventor do email. Há 103 domínios registados por ele, todos do género InventorOfEmail.com ou EmailInventor.com.
Na realidade, como várias publicações da especialidade já explicaram, o sistema de email foi inventado por Ray Tomlinson, na ARPANET, em 1971. O Washington Post explica que o termo inventor do email só se aplica a Ayyadurai na medida em que foi ele o primeiro a utilizar um software para controlar as mensagens eletrónicas. Na época das investigações de Tomlinson, esta forma de comunicação era apelidada de mensagens, embora já houvesse a estrutura do Remetente, Destinatário, Assunto e Data que ainda hoje é utilizada.
De acordo com o Gizmodo, os representantes de Ayyadurai explicam ainda que o professor do MIT está a ser vítima de uma campanha de publicidade negativa, subsidiada pelo governo indiano.
A história começa em 2009, quando Ayyadurai se insurgiu contra as condições de operação de um laboratório de investigação e desenvolvimento na India. O governo daquele país despejou-o de sua casa, obrigou-o a emigrar e o cientista ainda recebeu várias chamadas com ameaças de morte.