A Motorola ganhou uma ação judicial na Alemanha relativamente ao iCloud da Apple. A decisão tomada pelo tribunal Regional de Mannheim bane o serviço iCloud e todos os dispositivos que o usem, depois de a Motorola ter apresentado uma queixa em Abril do ano passado, alegando que a tecnologia infringe patentes suas.
A decisão tem apenas impacto no mercado Alemão e não no espaço Europeu.
Entretanto, a Apple retirou da sua loja online alemã o iPhone 3G, 3GS e iPhone 4, bem como os iPads com tecnologia 3G. A decisão parece ter origem na outra ação judicial que a Motorola ganhou contra a empresa da Maçã em dezembro passado, relativamente a tecnologia 3G/UMTS.
Atualização: segundo o Slashgear, entretanto, a Apple ganhou um apelo feito para suspender a proibição das vendas, e estas já foram retomadas na sua loja online alemã. A Apple diz que a Motorola se recusa a licenciar as patentes envolvidas na disputa em “termos razoáveis, apesar de estas terem sido declaradas como standards de indústria há sete anos”.
Isto significa que a tecnologia que a Motorola se recusa a licenciar à Apple é essencial ao funcionamento de dispositivos 3G/UMTS. A ser verdade, isto pode originar uma investigação por parte da União Europeia, que já está a conduzir uma investigação semelhante à Samsung por razões semelhantes.