As vendas recorde do iPhone 4S são apontadas pela IDC como as responsáveis pelo crescimento de 128% conseguido pela Apple no último trimestre de 2011. A Apple vendeu 37 milhões de terminais durante esse período o que lhe deu uma quota de mercado de 8,7%.
Um valor que representa mais do dobro que a empresa tinha registado em período homólogo em 2010 – tinha 4% do mercado na altura. Se tivermos em conta todo o ano de 2011, a Apple vendeu 96 milhões de terminais – que equivale a uma quota de 6% – um crescimento de 96% em relação ao ano anterior.
Estes resultados fazem com que a Apple passe para o terceiro lugar no top dos maiores fabricantes mundiais de telemóveis. A Nokia, que vendeu 417 milhões de terminais, lidera o mercado, seguida da Samsung que vendeu 329,4 milhões de unidades em 2011. A Nokia tem uma quota de mercado de 27% e a Samsung de 21,3%.
Será importante realçar que estes valores da IDC referem-se ao mercado total de terminais. Se tivermos em consideração que a Apple só faz smartphones e que tem um portefólio bastante limitado, podemos extrapolar que a empresa norte-americana consegue resultados mais interessantes que os mais diretos concorrentes que têm uma oferta muito mais vasta – que inclui muito mais do que smartphones.