A companhia norte-americana Google foi ontem chamada para uma audiência junto do Painel Regulador da Concorrência do Comité Judicial do Senado norte-americano, no âmbito de um processo que pretende averiguar a imparcialidade dos resultados no motor de busca da empresa.
A grande preocupação dos membros do painel prende-se com a dimensão da empresa. Alguns dos membros defendem que a empresa pode estar a aproveitar o seu posicionamento dominante no mercado da pesquisa online para adotar uma postura anticoncorrência para com os concorrentes aos seus outros serviços.
O senador republicano Mike Lee, afirma que "a Google está numa posição que permite determinar quais os serviços que vão ter sucesso e quais os que vão falhar na Internet." Para corroborar a sua afirmação, o senador citou mesmo uma expressão do chefe de equipa para os rankings do motor de busca: "a Google é a maior criador de líderes de mercado da Terra".
Os presidentes da Yelp e da Expedia também foram ouvidos na audiência. Ambos acusaram a empresa de comportamento monopolista, dando exemplos de situações em que os seus serviços, muito dependentes do tráfego originado do motor de busca, foram prejudicados por produtos lançados pela Google. Um dos exemplos dados foi a recente introdução do serviço de viagens que permite aos utilizadores planear os voos e viagens dentro dos Estados Unidos, eliminando a necessidade de utilizar outros serviços externos à empresa.
Em resposta a tudo isto, Eric Schmidt, presidente executivo da Google, afirmou que a posição da empresa "não é mais poderosa do que a daqueles que a precederam". Schmidt faz também uma nota histórica, referindo a Microsoft. "Há vinte anos, uma grande empresa de tecnologia pôs o mundo em polvorosa e o seu software estava em quase todos os computadores. O seu nome era sinónimo de inovação. No entanto, a empresa perdeu a noção do que realmente importava… nos anos que se seguiram, muitos de nós em Silicon Valley absorvemos as lições dessa era."
Schmidt terminou reiterando desconhecimento de qualquer parcialidade do motor de busca referente aos produtos da empresa e exclamando não ter certeza de a Google seja uma empresa racional com foco na maximização dos lucros.