O Digitimes dá como garantido um acordo entre a Apple e a TSMC com vista à produção de processadores de 20 nanómetros (nm) e 28 nm.
Nem a Apple nem a TMSC confirmaram a assinatura do acordo, mas os observadores do mercado admitem que a relação comercial agora estabelecida apenas comece a produzir efeitos em 2012.
A confirmar-se o acordo, a TSMC deverá estrear-se no fabrico de processadores para a Apple com os já famosos A6 e, eventualmente, com chips sucessores que, entretanto, venham a ser criados.
É sabido no mercado que a TSMC não tem capacidade técnica para produzir todos os processadores necessários para os iPhones e iPads que a Apple pretende lançar nos próximos tempos.
Esta falta de capacidade da fabricante de Taiwan poderia ser suficiente para a Apple não abdicar totalmente das encomendas Samsung… só que as relações entre a Apple e a Samsung pioraram muito depois da guerra de patentes que levou alguns tribunais a impedir a venda de tablets Galaxy Tab em alguns países.
Caso deixe de encomendar processadores à Samsung, a Apple poderá suprir a falta de capacidade de fabrico da TSMC com o recurso às fabricantes Siliconware Precision Industries (SPIL, de Taiwan) e Amkor Technology (sedeada nos EUA, mas com fábricas na Coreia do Sul).