Foi há pouco mais de um ano que a HP anunciou, com pompa e circunstância, a aquisição do Palm por 1200 milhões de dólares (cerca de 840 milhões de euros ao câmbio atual). A compra tinha como principal objetivo adquirir o sistema operativo da Palm, que a HP rapidamente adaptou para a sua linha de produtos WebOS, que incluem o tablet TouchPad e alguns telemóveis.
No entanto, a marca anunciou, através de um comunicado, que vai abandonar por completo o mercado dos tablets e dos telemóveis WebOS, apesar de estar a analisar o licenciamento do software a outros fabricantes.
Estes dispositivos eram vistos como grandes concorrentes dos aparelhos com iOS da Apple e Android da Google. Alguns dos dispositivos WebOS têm sido lançados nos últimos dias em diferentes países da Europa, o que torna a comunicação da HP ainda mais inesperada.
Mais, a HP está ainda a analisar o spin-off parcial ou completo da unidade de computadores pessoais. Recorde-se que a HP tem liderado o mercado mundial dos PCs nos últimos anos.
No mesmo comunicado, a empresa liderada por Leo Apotheke anunciou a aquisição da Autonomy por dez mil milhões de dólares (cera de sete mil milhões de euros). Trata-se de uma empresa inglesa especializada na área de gestão de informação empresaria. O objetivo da HP é reforçar a posição num mercado mais lucrativo.
A Exame Informática contactou a HP Portugal, que referiu não ter ainda qualquer comentário a fazer sobre este assunto.
O que acha desta decisão? Faz sentido que a HP abandone o mercado dos PCs, onde ganhou uma forte imagem de marca?