Num comunicado, a Sony fez saber que a PSN vai disponibilizar gratuitamente conteúdos de entretenimento, bem como 30 dias de uso do PlayStation Plus, a título de compensação pela interrupção de serviço causada por uma intrusão que pôs em risco os dados de mais de 70 milhões de utilizadores. Entre as medidas de compensação, encontra-se ainda a oferta de 30 dias do serviço Music Unlimited da Qriocity.
A Sony refere ainda que pretende reiniciar gradualmente os vários serviços da PSN nas várias regiões. Numa conferência de imprensa realizada em Tóquio, o presidente da Sony Kazuo Hirai garantiu no sábado que o serviço deverá ser restabelecido "dentro de uma semana". O
Desconhece-se se esta previsão é válida para todo o mundo ou apenas para algumas regiões.
De acordo com a Bloomberg, o serviço deverá estar restaurado na totalidade durante junho.
A marca nipónica sublinha ainda que vai ser lançada uma operação conhecida por Welcome Back que exige, por motivos de segurança, que todos os subscritores do PSN procedam à mudança de password, a partir da sua consola PlayStation (não pode ser feita noutra consola).
Entre os serviços que vão fazer parte desta primeira fase de reinício do serviço da PSN encontram-se a restauração da jogabilidade na Net para PlayStation3 (PS3) e PlayStation Portable (PSP); o acesso ao Music Unlimited da Qriocity; a gestão de conta e restauração de palavra passe; o aluguer de filmes para PS3, PSP e MediaGo; o PlayStationHome; a lista de amigos; e a funcionalidade de Chat.
A Sony informa ainda que tomou várias medidas de segurança, para prevenir outras investidas de piratas. Além da migração para um novo centro de dados, a fabricante da PlayStation sublinha que adicionou novos níveis de proteção e encriptação, bem como firewalls e ferramentas de deteção de intrusões.
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail