Stephen Elop, presidente executivo da Nokia, não quis perder tempo no cargo e já terá dado início a uma renovação do conselho de administração da companhia.
Além das mudanças que prometem tornar irreconhecível o grupo de decisores da fabricante de telemóveis, Elop, que abandonou a Microsoft em Setembro para ser anunciado como o novo líder executivo da Nokia, já desencadeou os procedimentos necessários para o recrutamento de novos diretores para a Divisão de Investigação e Desenvolvimento e para o Departamento de Sistemas Operativos.
Estas mudanças já poderiam ser suficientes para provocar oscilações na cotação bolsista da Nokia, mas há muitos investidores que acreditam que as mudanças possam ir mais além… e até incluam uma aliança com a Microsoft.
Um acordo com a Microsoft pode ter tanto de histórico como de urgente: Além de abrir as portas dos smartphones da Nokia aos sistemas operativos da família Windows, a aliança poderia servir de escapatória ao declínio do sistema operativo Symbian e dar nova força às vendas de terminais (em apenas um ano, a quota de mercado da Nokia passou de 41% para 31%, a nível mundial).
Segundo o The Wall Street Journal, todas estas mudanças podem ser anunciadas na próxima sexta-feira durante um encontro com analistas que Stephen Elop tem agendado para a próxima sexta-feira.
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail