O negócio de semicondutores da Toshiba estava, de acordo com a Reuters, a dar prejuízo ao gigante japonês – cerca de 2500 milhões de euros no ano fiscal de 2008. Estes resultados terão levado a Toshiba a transferir a capacidade de fabrico de semicondutores para outras empresas, com acordos já anunciados com as rivais Sony e Samsung.
O primeiro negócio anunciado foi a venda da fábrica dos processadores da Playstation 3 (Cell e o chip gráfico) à Sony. O negócio deverá valer cerca de 460 milhões de euros à Toshiba. Deste modo a Sony retoma o controlo da fábrica, que, curiosamente, tinha vendido à Toshiba em 2007 (por mais de 800 milhões de euros).
O acordo estabelecido com a Samsung, atualmente o segundo maior fabricante de semicondutores do mundo (a seguir à Intel), permitirá a Toshiba evitar os fortes investimentos necessários para a modernização das fábricas de semicondutores, de modo a poder produzir uma nova geração de processadores do tipo system-on-a-chip.
O objetivo da Toshiba é concentrar-se na produção de chips de memória e no desenho dos processadores para televisores e dispositivos móveis.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail