A Exame Informática entregou ontem os prémios anuais: " O melhor de 2010". No palacete do hotel Tivoli, em Lisboa, e no seguimento da conferência "O melhor do Portugal Tecnológico", organizada em conjunto com o Expresso, entregámos 11 prémios a pessoas e empresas que, durante este ano, se distinguiram nas áreas das Novas Tecnologias e da Ciência.
E os vencedores são:
Personalidade – Este ano, o júri foi unânime na decisão de Leonor Beleza como Personalidade do ano 2010. O júri evidenciou o papel extremamente importante da Presidente da Fundação Champalimaud, na abertura em Portugal do Centro de Investigação Champalimaud. Este centro coloca Portugal no mapa da melhor investigação científica mundial. Garante, igualmente, a vinda para o nosso país de cientistas de grande valor que trazem conhecimento e práticas que vão contagiar a comunidade científica nacional.
Mais importante, o centro vai atender, quando estiver a funcionar a ritmo normal, uma média de 300 doentes por dia. Ou seja, para além da investigação, o centro tem uma componente de atividade clínica.
O júri conclui a sua posição destacando que a área de investigação do Centro de Investigação Champalimaud, o cancro e as neurociências, é determinante para o Homem.
O prémio Personalidade, foi entregue a Leonor Beleza pelo presidente do júri desta categoria, o professor José Tribolet, presidente da comissão executiva e do conselho de diretores do INESC
Inovação – Displax. A tecnologia portuguesa que consegue tornar táteis um grande número de superfícies. Recebeu este prémio: Miguel Peixoto de Oliveira, diretor geral da Edigma.
Menções Honrosas: Waynergy e Universal 3D Glasses
Software – Windows Phone 7. O novo sistema operativo da Microsoft para smartphones surpreende pela facilidade de utilização e funcionalidades suportadas. Este é um voto de confiança num sistema que ainda tem muito a provar. Recebeu este prémio: Patrícia Fernandes, Public Relations, Citizenship & Corporate Image Manager, da Microsoft Portugal
Menções Honrosas: Trocas e Flip 8
Internet – Pordata. Palavras para quê? O projeto da Fundação Francisco Manuel dos Santos é imperativo para que se conheça o que foi, o que é, e como está a mudar o nosso Portugal. Um projeto inspirador, sem dúvida. Receberam este prémio: António Barreto, presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos, e Maria João Valente Rosa, diretora do Pordata.
Menções Honrosas: transparencia.org e Actual Sales
Imagem Digital – Panasonic. A empresa nipónica apresentou em 2010 a melhor tecnologia 3D até ao momento. Para além disso, continua a fazer máquinas fotográficas de elevada qualidade. Recebeu este prémio: Frederico Paiva, country manager da recém-criada, Panasonic Portugal.
Menções Honrosas: Canon e Hewlett-Packard
Fabricante de computadores – Apple. O iPad é um computador. Não há grande volta a dar. Pela inovação e por estar a criar uma novo segmento de mercado, a Apple foi a nossa escolha.
Menções Honrosas: Toshiba e Asus
Marca Nacional – Meo. O serviço de TV mais inovador em Portugal. A prová-lo estão os mais recentes serviços de música e jogos. É uma marca muito forte no nosso país e que tem vindo a conquistar um grande número de novos clientes. Recebeu este prémio: Vera Ferreira, gestora da marca Meo na Portugal Telecom.
Menções Honrosas: Magalhães e Zon
Marca Internacional – Samsung. O fabricante que está em todos os segmentos da eletrónica de consumo conseguindo ser líder em vários. Em 2010, lidera uma das áreas mais competitivas, o mercado das TVs, e é segundo nos telemóveis. Recebeu este prémio: Pedro Gandara, Corporate Marketing Manager da Samsung.
Menções Honrosas: Apple e Google
Exame Informática Lab – Toshiba. A empresa mais inovadora nos portáteis foi a que mais ativamente colaborou com o laboratório da Exame Informática em 2010. Foi da Toshiba que recebemos o maior número de máquinas em primeira mão. A preferência que nos foi atribuída merece esta distinção. Recebeu este prémio: Miguel Coelho, diretor comercial da Toshiba Portugal.
Menções Honrosas: AMD e ASUS
Responsabilidade Ambiental – Mobi.e. O projeto português da Mobilidade Eléctrica vai mudar a forma como nos locomovemos. Os veículos elétricos vão tornar-nos mais amigos do ambiente e este é o projeto que cria o sistema de pagamento para que possamos usar a rede de abastecimento elétrico que vai invadir Portugal. Recebeu este prémio: Miguel Pinto, um dos gestores do projeto Mobi.e.
Menções Honrosas: EDP Renováveis e Nokia
Produto do ano – iPad. Os leitores da Exame Informática votaram e escolheram o tablet da Apple como produto do ano 2010.
Menções Honrosas: Kinect, Core i3/5
VEJA AQUI UM VÍDEO E FOTOGALERIA DA CONFERÊNCIA E DOS PRÉMIOS
CONFIRA AINDA O DISCURSO DE LEONOR BELEZA, A PERSONALIDADE DO ANO
Os prémios Exame Informática regressam em 2011, na mesma data.