Num evento de balanço dos seis meses de "vida" do Windows 7, a Microsoft reiterou hoje a intenção de conseguir migrar metade dos actuais utilizadores do Windows XP e a totalidade dos do Windows Vista para o Windows 7 até 2012.
A companhia não indicou o total absoluto de vendas de Windows 7 e lembra que as percentagens agora referidas (os 17%) não podem ser encaradas como quota de mercado, uma vez que agregam utilizadores que usam versões beta (e gratuitas) ou cópias pirateadas do mais recente sistema operativo.
Nos resultados apresentados hoje, a Microsoft revelou que o XP registou uma perda de 9,6% de utilizadores, enquanto o Vista terá perdido 4,8% .
A companhia de Redmond lembra que o XP já não está à venda nas lojas especializadas, mas as marcas de informática continuam a vender máquinas com estes sistemas operativos mais antigos. Pelo que a Microsoft estima que 76% dos computadores vendidos nos últimos seis meses tenham o Windows 7 instalado.
A Microsoft está apostada em suportar o crescendo do Windows 7, através do relançamento da campanha Sacar Upgrade, que prevê a venda do Windows 7, versão Ultimate, para professores, estudantes e inscritos no Programa Novas Oportunidades, a preços de 31,27 euros (acrescidos de custos de envio do DVD). A campanha termina em Junho.
Vista, XP ou 7: qual o melhor sistema operativo da Microsoft? Dê-nos a sua opinião.
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail