Afinal, apesar de as notícias avançadas ontem , a JP Sá Couto não vai estar sozinha no concurso público para produção do novo portátil para o projecto e-escolinhas. A Exame Informática confirmou que também a Acer vai participar no concurso. Este fabricante até já terá uma máquina escolhida.
Segundo o Diário de Notícias, também a Inforlândia, detentora da marca InSys, vai participar. Esta empresa nacional já participa no programa e-escolas.
No entanto, a Asus, um dos fabricantes mais conhecidos no fabrico de portáteis compactos de baixo custo ( netbooks), já confirmou a sua desistência, o que já tinha acontecido com a Toshiba e a HP.
Fonte da Asus referiu à Exame Informática que as "as limitações de preço por máquina são limitativos para a criação de um modelo específico para este concurso. Para além do facto das especificidades dos requisitos da máquina a ser apresentada estarem muito perto do que é a realidade do Magalhães 2, situação esta que, lamentavelmente, veta o acesso de qualquer um dos nossos modelos de mercado (Eee Pc) a este concurso".
Recorde-se que também a Toshiba e a HP alegaram que o preço indicado no concurso era demasiado baixo para tornar o projecto viável.