De acordo com o ArsTechnica, a acção levada a cabo pela Apple contra a HTC afirma que esta fabricante de smartphones violou 20 das suas patentes relativas à arquitectura de hardware e software do iPhone. Ao mesmo tempo, a Apple apresentou queixa na International Trade Commission, com o objectivo de bloquear as importações de dispositivos da HTC que violem as suas patentes.
A propósito deste caso, Steve Jobs, CEO da Apple, afirmou que "pensamos que a competição é saudável, mas a concorrência deve criar a sua própria tecnologia e não roubar a nossa".
São muitas as patentes que a Apple afirma serem suas, incluindo interfaces baseadas no tacto, métodos para desbloquear um dispositivo desempenhando gestos no ecrã, entre outros.
Uma das que talvez seja a mais polémica é a patente número 7383453 , que descreve um "método para conversar energia, reduzindo a voltagem aplicada a uma parte do processador", visto que esta patente parece referir-se à capacidade que todos os CPUs modernos têm de diminuir o seu consumo energético quando não está a ser requisitada toda a potência de processamento.