As transacções de pagamento pelo PayPass são realizadas quando o utilizador se aproxima de uma antena de radiofrequência com a tecnologia RFID. Assim, os portadores não têm de entregar o cartão para outras pessoas passarem nas máquinas POS para operações de pagamento nos estabelecimentos comerciais. Outra vantagem é que as transacções serão feitas mais rapidamente. O PayPass funciona como um cartão de débito, que vai abatendo o valor das compras. O HSBC espera emitir um milhão desses cartões até o final de 2005. Cathleen Confort, vice-presidente da unidade de gestão global do PayPass na MasterCard Internacional, diz que o novo cartão é simples, seguro e reduz as filas para pagamento nos estabelecimentos comerciais. A executiva informa que outros bancos vão começar a emitir o novo cartão e que estabelecimentos como McDonald’s, 7-Eleven e associações de teatros e cinemas dos EUA já anunciaram que vão aceitar o PayPass. A MasterCard estima que até o final deste ano cerca de quatro milhões de cartões com chip RFID estejam a circular no mercado. A MasterCard ainda não tem previsão de quando o PayPass estará na Europa. A emissão vai depender do interesse dos bancos.
MasterCard faz cartão de crédito com chip RFID
O banco HSBC começou a emitir nos Estados Unidos o cartão de crédito PayPass da MasterCard, que vem com um chip baseado em RFID para transacções por ondas de rádio. O novo dinheiro de plástico faz operações de pagamento sem ter que sair das mãos dos clientes.
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