O desempenho melhorado e a interface de utilização renovada são duas das novidades do Unreal Engine 5. A Epic Games acaba de anunciar que, dois anos depois de ter apresentado o motor, o Unreal Engine 5 já está disponível para download.
A empresa incluiu várias tecnologias para assegurar que os programadores e criativos conseguem conferir visuais mais realistas aos seus trabalhos: a Lumen, que assegura a componente de iluminação ou a Nanite, que “permite a possibilidade de criar jogos e experiências com grandes volumes de detalhe geométrico”, explica a Epic Games. Quem trabalha com vastos mundos abertos vai gostar da possibilidade de os particionar, para permitir que diferentes equipas trabalhem nas suas áreas de forma independente.
Além da CD Projekt Red, que confirma que a próxima versão de Witcher vai ser feita com o UE5, também o Fornite já se mudou para o novo motor. Em dezembro, a empresa tinha demonstrado o potencial com o vídeo The Matrix Awakens, onde Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss surgem num grande mundo aberto populado por personagens Metahuman.
Como parte do lançamento oficial, a Epic Games vai disponibilizar uma amostra da cidade deste vídeo, mas sem as estrelas de Hollywood, para os programadores descarregarem e usarem.
O motor tem vindo a ser usado não só na criação de jogos, mas também de conteúdos de entretenimento como, por exemplo, The Mandalorian, e a Epic Games antevê que este tipo de cruzamentos entre suportes e formatos vai continuar a existir e até crescer ainda mais: “Com a próxima geração de hardware, vai mudar completamente o jogo. É bastante exequível que uma cena que seja criada para streaming para a Netflix ou para a Disney – onde se usa a maior resolução possível – possa vir a figurar num jogo ou, à medida que nos aproximamos do futuro, apareça em alguma experiência de metaverso”, vaticina Kim Libreri, responsável de tecnologia da Epic Games.