A Sony anunciou uma atualização ao software do sistema das consolas PlayStation 4 e PlayStation 5. Contudo, a maior novidade não é o que está presente no imediato, mas sim algo que chegará “nos próximos meses”: o suporte para VRR (de Variable Refresh Rate ou taxa de atualização variável) na PS5.
Recorde-se que esta funcionalidade permite sincronizar de forma dinâmica a taxa de atualização da TV ou monitor com os fotogramas por segundo debitados pelo processador gráfico da consola. Na prática, isto permite jogar com maior fluidez, já que a renderização é instantânea, o lag é reduzido e os gráficos parecem melhores, evitando-se efeitos como ‘screen tearing’. Para tirar proveito da funcionalidade, será necessário ter uma TV ou monitor compatível com uma porta HDMI 2.1.
A Sony não avançou com uma data específica para a disponibilização do VRR, mas fica a sensação de que chega tarde, uma vez que a Xbox Series X e Series S da Microsoft contam com esta funcionalidade desde o lançamento, como recorda o Engadget.
Os jogos já lançados para PS5 poderão ser otimizados para VRR através de patches, enquanto os jogos futuros disponibilizarão o suporte desde o lançamento. A Sony refere ainda que será possível aplicar o VRR a jogos da PS5 que não o suportem, já que isso poderá melhorar a qualidade de imagem de alguns títulos, embora os resultados variem consoante o televisor e jogo em causa.
Em relação à atualização de sistema que chega agora aos utilizadores, destaque para a funcionalidade de voz que permite abrir jogos, aplicações ou definições – algo que está, todavia, apenas disponível para teste no Reino Unido e Estados Unidos. Há ainda um ‘dark mode’ (ou modo escuro) para PS Remote Play.