A ideia partiu do programador australiano Jacob Janerka: na rede social Twitter, sugeriu que se juntasse um conjunto de videojogos para vender num único pacote (bundle), como forma de angariar dinheiro para ajudar os animais afetados pelos incêndios que estão ativos na Austrália há já vários meses. Logo aí, David Amador mostrou-se disponível para ajudar.
«Eu respondi logo a dizer que disponibilizava o meu trabalho. Uns dias mais tarde fui contactado pela própria Humble Bundle sobre se ainda estava interessado», conta, em resposta por email, à Exame Informática. David é criador e programador de videojogos, sendo o fundador da empresa Upfall Studios, responsável pelo título de ação e de design pixelizado Quest of Dungeons.
A Humble Bundle é uma plataforma de venda de videojogos em pacote. Por um valor fixo, os utilizadores podem ter acesso a um conjunto de videojogos que, comprados um a um, ficariam muito mais caros. O projeto, criado para impulsionar as produções de estúdios independentes, como é o caso da Upfall Studios de David Amador, há muito que se associou a outras iniciativas de solidariedade. A lógica é simples: compre este pacote de videojogos e ajude uma causa.
Graças à proposta de Jacob Janerka, a plataforma decidiu mesmo avançar com um bundle – o Humble Bundle Australia Fire Relief, como é chamado – que tem como objetivo ajudar os animais vítimas dos fogos na Austrália . Por 25 dólares, o equivalente a 22 euros ao câmbio atual, compra um total de 29 jogos – incluindo o português Quest of Dungeons – e que estão avaliados em mais de 800 euros. Todo o dinheiro da venda reverte a favor de quatro instituições: Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals Australia; NSW Wildlife Information Rescue and Education Service; Fundo Mundial para a Vida Selvagem; e Cruz Vermelha da Austrália.
«A parte de todo o dinheiro ir para o Fire Relief foi a minha única condição [para participar], a mensagem tem de ser clara, trata-se de ajudar o máximo possível. Não há ninguém a lucrar pelo caminho. Decidi fazer porque achei que era a forma com a qual conseguiria ajudar mais, é uma causa importante, é preciso fazer algo e assim com o meu trabalho espero ajudar o bundle a angariar dinheiro», acrescenta ainda o criador português.
A comunidade de jogadores está a responder de forma positiva: já foram vendidos mais de 49 mil pacotes, o que totaliza 1,3 milhões de dólares, cerca de 1,2 milhões de euros, em receitas. E como o objetivo principal é ajudar, já há inclusive registo de cinco pessoas que pagaram mais de mil dólares, cerca de 900 euros, pelo pacote de 29 jogos que fazem parte do Humble Bundle Australia Fire Relief.
«As pessoas parecem estar bastante inclinadas a ajudar a causa, o que é ótimo. O facto de muitos dizerem que é dos melhores bundles ajuda, qualquer que seja o motivo para que alguém compre, o que importa é que esse dinheiro vai ajudar», detalha David Amador.
O criador de 35 anos, que tem acompanhado a situação na Austrália, considera que o que está a acontecer «é uma autêntica catástrofe» e que «o estar longe de nós não quer dizer que não nos afeta, afeta o planeta todo». «O ainda mais triste é que muitas pessoas parecem não aperceber-se do que se passa, ou já “não é notícia”, quando na verdade cada vez mais área está a ser devastada, a cada hora que passa há centenas de animais a morrer».
Dentro do panorama português de videojogos, Quest of Dungeons é um dos mais conhecidos e com maior “pegada”, estando disponível nas principais plataformas – dos smartphones às consolas PlayStation e Xbox, passando pelo computador e pela consola portátil Nintendo Switch. Já David Amador celebrou em janeiro uma década enquanto produtor independente de videojogos e a ajuda nesta causa é apenas mais um de muitos episódios desta carreira.
O Humble Bundle Australia Fire Relief vai estar à venda até quinta-feira, 23 de janeiro.