Depois das muitas (e aliciantes) promessas feitas em março, quando deu a conhecer oficialmente o Stadia, a Google divulgou agora todas as informações que tinham ficado omissas no evento de lançamento. Quem estava à espera que o serviço de streaming fosse uma espécie de “Netflix dos jogos” vai ter de preparar-se para algo diferente. Mas vamos por partes.
Antes de mais, a data de lançamento: o Stadia será lançado em novembro em 14 países – Alemanha, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Reino Unido e Suécia. Ou seja, Portugal não está incluído na primeira vaga.
Nesta fase inicial, os utilizadores interessados terão de adquirir a Founder’s Edition (edição de fundador, em tradução livre), o que implica o pagamento de 130 dólares para um kit que contém um comando azul, um Chromecast Ultra (para colocar na TV), a possibilidade de escolher antecipadamente um nome de utilizador, três meses de serviço premium e a possibilidade de estender essa oferta a um amigo. Findo esse período, será necessário pagar uma mensalidade de 10 dólares. É possível jogar num browser Chrome ou num Pixel 3 ou 3A, embora o plano seja alargar o serviço a outros smartphones com o desenrolar do tempo.
Para já, o Stadia apenas inclui o Destiny 2 como jogo gratuito e permitirá continuar a jogar na Xbox ou no PC graças a uma nova funcionalidade de gravação entre as diferentes plataformas (as negociações com a PlayStation ainda estão a decorrer). É que a Google revelou que a maioria dos títulos terá de ser adquirida ao mesmo preço que é comercializada em plataformas como a PlayStation Network, Xbox Live e Steam. A ideia de que estaria disponível um catálogo com jogos AAA recentes que poderiam ser “alugados” através da subscrição do Stadia parece, portanto, posta de parte.
A Google fechou já parcerias com muitos estúdios, sendo que alguns até revelaram os jogos que irão estar disponíveis no Stadia. O The Verge compilou a lista:
Bandai Namco – Dragon Ball Xenoverse 2
Bethesda – Doom Eternal, Doom 2016, Rage 2, The Elder Scrolls Online, Wolfenstein: Youngblood
Bungie – Destiny 2
Capcom – jogos a anunciar
Coatsink – Get Packed
Codemasters – Grid
Deep Silver – Metro Exodus
Drool – Thumper
Electronic Arts – jogos a anunciar
Giants Software – Farming Simulator 19
Larian Studios – Baldur’s Gate 3
nWay Games – Power Rangers: Battle for the Grid
Rockstar Games – jogos a anunciar
Sega – Football Manager
SNK – Samurai Shodown
Square Enix – Final Fantasy XV, Tomb Raider Definitive Edition, Rise of the Tomb Raider, Shadow of the Tomb Raider
2K Games – NBA 2K, Borderlands 3
Tequila Works – Gylt
Warner Bros. – Mortal Kombat 11
THQ – Darksiders Genesis
Ubisoft – Assassin’s Creed Odyssey, Just Dance, Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint, Tom Clancy’s The Division 2, Trials Rising, The Crew 2
As diferentes larguras de banda necessárias
Saliente-se que a versão Pro do Stadia promete a possibilidade de jogar em streaming a 4K a 60 fps com HDR e som surround 5.1. Para tal, é preciso uma largura de banda de 35 Mbps. A Pro permite igualmente o acesso ao catálogo gratuito do Stadia e a descontos na aquisição de jogos.
Para 2020 está prometida a disponibilização da versão gratuita do Stadia, isto é, daquela que apenas implica o pagamento da mensalidade e dispensa a necessidade de ter de adquirir hardware extra para poder jogar em qualquer dispositivo (tanto o comando como o Chromecast Ultra serão vendidos no retalho por cerca de 70 dólares cada um). A versão gratuita estará limitada a 1080p, 60 fps e som estéreo com uma largura de banda de 20 Mbps a ser necessária, sendo que 10 Mbps será suficiente para um stream de 720p, de acordo com a Google.