A Microsoft anunciou que a Xbox One S All Digital vai custar 249 dólares e virá com três jogos de oferta: Forza Horizon 3, de 2016, Sea of Thieves, de 2018, e o popular Minecraft. A Microsoft pretende manter o preço desta consola abaixo da “prima”, a Xbox One S com unidade ótica. Em paralelo, a empresa de Redmond anunciou o Xbox Game Pass Ultimate, um serviço de subscrição que custa 14,99 dólares por mês.
Num mundo em que milhões de pessoas compram livros, músicas e filmes online, seria expectável esta migração também nos videojogos. Os dados da Microsoft revelam que dois terços dos jogos no Top 10 do ano passado foram comprados e descarregados da Internet, daí que uma consola sem disco faça todo o sentido, explica a Cnet.
Num futuro próximo, os utilizadores nem sequer precisarão de descarregar os jogos, com o mercado a virar-se cada vez mais para o streaming para se permitir jogar Halo, Assassin’s Creed ou outro. Sony, Google, Electronic Arts e Microsoft são algumas das quatro empresas que estão a preparar um serviço de streaming de jogos, sendo que a Sony já tem o PS Now há cinco anos. A Sony esteve inclusivamente para tirar a unidade de disco da PlayStation 4, ou pelo menos assim o sugeriram alguns rumores antes do lançamento da consola.
A principal dependência para que esta tendência do mercado se concretize prende-se com as velocidades de ligação à Internet. Os jogos modernos chegam facilmente às dezenas de gigabytes e é necessária uma ligação rápida para que se possam descarregar o jogo. Por outro lado, a ligação veloz é essencial para assegurar uma boa experiência de jogo.