O Nikkei publica que um representante não identificado da Konami confirmou que a empresa está a ter várias discussões internas no sentido de se preparar o lançamento de um novo Metal Gear Solid. Ainda não se sabe se o criador Hideo Kojima, que saiu da Konami depois de 30 anos de serviço, vai estar envolvido nesta criação. A Konami nega a saída de Kojima, dizendo que este ainda é funcionário da empresa e que está de férias.
Já desde março deste ano que se fala em trabalhos de preparação para um novo Metal Gear Solid. Na altura, dizia-se que a empresa estava a fazer “audições” entre o staff para encontrar a equipa responsável pelo desenvolvimento. Também em março surgiram notícias de estar a haver uma guerra interna entre a Konami e a Kojima Productions, que levou a que o staff senior ficasse com acesso limitado a emails, telefonemas e rede interna da empresa. Desde então, o nome de Kojima foi removido dos produtos Metal Gear e acredita-se que o criador tenha assinado uma cláusula que o impede de ir trabalhar para um rival, pelo menos até dezembro.
Uma vez que o jogo ainda estará numa fase muito inicial de desenvolvimento, ainda não se sabe quando poderá chegar ao público.